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O Payper é uma iniciativa privada de acesso gratuito, com uma comunidade de vários milhares de utilizadores. Estamos disponíveis para dar suporte, mas precisamos da sua ajuda.

Sugerimos a pesquisa abaixo, pelos tópicos mais comuns, antes de nos fazer chegar as suas dúvidas.

 


Utilização do Payper
Mudança de Comercializador
Privacidade dos Dados
Modelo de Negócio

O Payper dá-nos os melhores preços do mercado?

Garantir os melhores preços do mercado aos seus utilizadores é o objetivo central do Payper. Para este efeito, efetuamos comparação com todos os tarifários disponíveis no mercado português a que temos acesso, através das entidades reguladoras de mercado, comunicações dos operadores para o mercado e do processamento das faturas da comunidade.

De que forma o Payper me auxilia a mudar de comercializador?

O Payper permite comparar o seu tarifário atual com todos os tarifários disponíveis em Portugal continental, recomendando os melhores e mais económicos. O Payper pode ainda auxiliá-lo no processo de migração para um novo tarifário ou comercializador. Adicionalmente, o Payper possibilita um acompanhamento das suas despesas mensais, alertando-o para aumentos do preço destes serviços, aparecimento de tarifários mais vantajosos ou para o fim de períodos de fidelização obrigatória.

Posso ser alertado caso venha a existir um novo tarifário mais barato?

Em função de novos tarifários lançados no mercado, o Payper pode periodicamente notificar clientes que tenham uma poupança anual superior a um determinado montante, enviando um alerta através de email e Push Notification a notificar a existência de um tarifário mais barato.

Como é que posso inserir as minha faturas?

O Payper permite que insira as suas faturas diretamente, usando a App, fazendo o forward do email da fatura para um endereço específico, ou usando um dos plugins disponibilizados para o Gmail ou Hotmail de reencaminhamento automático.

Quantas faturas posso carregar na minha conta?

Pode inserir quantas faturas desejar. Aliás, para a comparação de tarifário de eletricidade e gás, o ideal é ter pelo menos duas faturas, com um ano de intervalo - para podermos analisar a sua distribuição de consumo ao longo de um ano completo. As faturas com mais de 3 anos serão automaticamente eliminadas para poupar espaço.

Na simulação de preços são considerados os descontos indiretos?

Os descontos indiretos, como por exemplo o desconto num posto de abastecimento ou cadeia de supermercados, não são considerados na simulação, pois dependem do utilizador usar ou não esses serviços/produtos.
A simulação baseia-se no preço efetivamente pago pelo utilizador no kWh e no preço diário da potência contratada.
De qualquer forma, na descrição do tarifário são descritos, caso existam, os descontos associados. Se desejar poderá considerá-los na sua escolha de fornecedor.

A minha fatura não foi reconhecida. O que faço?

Infelizmente, nem sempre nos é possível reconhecer e extrair todos os dados necessários de todas as faturas. Isso pode ocorrer por diversos motivos, nomeadamente:
- A fatura não é um documento PDF válido, do qual se possa extrair a informação de texto;
- O comercializador associado à fatura ainda não é suportado pelo Payper. A prioridade é suportar primeiro os principais fornecedores do mercado. À medida que faturas de novos comercializadores são recebidas, a nossa equipa trabalha no sentido de oferecer suporte para esses comercializadores;
- O formato da fatura é diferente do esperado. Infelizmente as faturas variam muito, mesmo dentro do mesmo comercializador. A nossa equipa está a fazer o melhor possível para adaptar o Payper a todas as variações de faturas existentes;
- Não existe informação suficiente. Para que uma fatura seja processada, tem de ser possível extrair as leituras, o preço por kWh e o preço diário. Por vezes, alguns tarifários, nomeadamente os pré-pagos, podem não incluir esta informação o que impossibilita o reconhecimento da fatura.
No caso da sua fatura não ter sido reconhecida, o melhor é optar pela inserção manual (Link 'tenho faturas em papel' na página de carregamento de faturas) para inserir os dados das suas faturas.
Em média, a cada 15 dias, é lançada uma nova versão do Payper que pode vir a ser capaz de reconhecer as suas faturas. Se isso acontecer, as suas faturas serão reprocessadas e receberá um email a informar que o processamento foi bem sucedido.

Posso ficar sem fornecimento de eletricidade ou de gás ao mudar de comercializador?

Não. Sendo observados os procedimentos aprovados para mudança de comercializador, nunca ocorre risco de interrupção de fornecimento. O fornecimento de eletricidade ou de gás é sempre assegurado pelo distribuidor, independentemente do comercializador selecionado pelo cliente. Após a denúncia do contrato, só haverá interrupção no caso de o cliente não celebrar novo contrato de fornecimento de eletricidade ou de gás natural.

De que forma o Payper me auxilia a mudar de comercializador?

O Payper permite comparar o seu tarifário atual com todos os tarifários disponíveis em Portugal continental, recomendando os melhores e mais económicos. O Payper pode ainda auxiliá-lo no processo de migração para um novo tarifário ou comercializador. Adicionalmente, o Payper possibilita um acompanhamento das suas despesas mensais, alertando-o para aumentos do preço destes serviços, aparecimento de tarifários mais vantajosos ou para o fim de períodos de fidelização obrigatória.

Qual é o processo de migração de comercializador?

O Payper é uma ferramenta automática que agiliza o processo de migração de comercializador. Apenas após ter confirmado a sua intenção de mudar para um comercializador recomendado, o Payper envia, de forma eletrónica, todos os dados necessários para o respetivo comercializador, o qual entrará em contacto consigo por via e-mail e/ou telefone, para formalizar e concretizar o processo de mudança de prestador de serviços.

O que necessito de fazer para mudar de comercializador?

O Payper disponibiliza informação para facilitar a escolha do melhor tarifário/serviço. Após esta seleção, o Payper permite ainda o envio para o fornecedor pretendido, de um resumo de toda a informação técnica e legal necessária para a subscrição do novo tarifário/serviço selecionado. O fornecedor irá depois entrar em contacto consigo, num periodo de 24h ou de alguns dias brevemente, para a subscrição do novo serviço ou tarifário. A mudança de prestador de serviços pressupõe a celebração de um contrato entre o cliente e o novo prestador de serviços. Após alguns dias, receberá um email do Payper para confirmar se a mudança correu bem e, opcionalmente, poder classificar o processo de migração, para auxilio na recomendação do serviço a outros utilizadores do Payper.

Qual a duração típica de um processo de mudança de comercializador?

A mudança de comercializador de eletricidade ou gás é normalmente concluída num prazo médio de 3 semanas, dependendo de cada comercializador e sempre que não é necessária a atuação do distribuidor no local de consumo. O prazo para a mudança efetiva de um número de telecomunicações varia entre 1 dia e 3 semanas, contado desde a apresentação do pedido de portabilidade ao novo prestador, devidamente acompanhado dos elementos legalmente necessários.

Quantas vezes e com que frequência posso mudar de comercializador?

Não há nenhum limite legal ao número de vezes de mudança de comercializador de eletricidade, de gás ou de telecomunicações. Todavia, é necessário ter presente eventuais prazos de permanência dos contratos de fornecimento. Nos contratos de eletricidade e gás não são aplicáveis períodos de fidelização. De forma a agilizar este processo, o Payper irá notificá-lo quando o seu periodo de fidelização estiver a terminar.

A operação de mudança de comercializador tem encargos para os consumidores?

Pela mudança de comercializador de eletricidade ou gás não podem ser cobrados encargos. No caso das telecomunicações, pode ter que pagar ao antigo operador algum encargo específico relacionado com o cumprimento das respetivas condições contratuais (por exemplo, se ainda estiver dentro do período de fidelização).

Que fatores devo tomar em consideração para a minha decisão de escolha de comercializador?

Entre outros, recomendamos a verificação dos seguintes aspectos: comparação de preços; periodicidade de faturação; condições e modos de pagamento; serviços adicionais relacionados com o fornecimento; condições gerais e particulares dos contratos; duração mínima e condições de denúncia dos contratos, incluindo eventuais penalizações. De modo a facilitar este processo, classificamos os vários tarifários e comercializadores, disponibilizando todas as ofertas possíveis, listando as mais económicas e as recomendadas.

Quem tem acesso às minhas faturas?

O Payper é um sistema informático que analisa as faturas enviadas pelos clientes, extrai apenas a informação necessária para fornecer os serviços de comparação e gestão, e armazena uma cópia da fatura num servidor encriptado. Apenas as faturas que não puderem ser automaticamente processadas poderão vir a ser analisadas por um operador, para melhorar os processos de extração de informação.

A privacidade dos dados é assegurada?

O Payper garante a privacidade dos dados, em estrita conformidade com a legislação europeia mais recente de proteção de dados (RGPD, 2018). O nosso sistema procede unicamente à leitura de dados necessários para comparação e obtenção dos melhores tarifários, podendo o cliente, a qualquer momento, eliminar todos os dados ou informações inseridas.

Como faço para apagar os meus dados?

As faturas que insere são exclusivamente usadas para extrair os dados necessários para efetuar uma comparação de preços e permitir uma mudança fácil de operador.
Caso queira apagar as suas faturas, poderá fazê-lo, na página de gestão de faturas, pressionando no botão 'apagar' (balde do lixo) que está à frente de cada fatura.
Se quiser apagar todas as faturas de um serviço (por exemplo, o serviço de eletricidade numa determinada localização), pode apagar o serviço, através do menu de gestão de serviços.
Caso queira apagar totalmente a sua conta, todos os serviços e faturas, pode fazê-lo no menu de perfil, escolhendo a opção de 'apagar conta', disponível abaixo do botão de Logout.
Nota: Esta opção é irreversível. Uma vez apagada uma conta não é possível recuperar os dados da mesma.

É garantida a imparcialidade de comercializadores?

O Payper mostra sempre qual é o tarifário mais barato do mercado. O tarifário recomendado é baseado não só no preço, como também pela votação do resto da comunidade e pontuação pela própria equipa do Payper.

Qual é o modelo de negócio do Payper? Como é que ganha dinheiro?

O modelo comercial do Payper passa por divulgar as ofertas mais competitivas, cobrando aos comercializadores por 'lead' gerada através do Payper.
Num futuro próximo, está planeado o lançamento de serviços Payper Premium e serviços Payper Pro, associados a funcionalidades avançadas com mensalidades de baixo valor.