Entrar

 

Sinal desta situação, é observar o dinamismo do mercado, com centenas de empresas a proporem a venda e instalação de kit solares nas habitações e empresas, e ofertas variadas, até de empresas comercializadoras de eletricidade e gás (como a EDP, a Iberdrola ou a Galp) para a venda e instalação de kits de autoconsumo. Com este fim, reunimos aqui diversa informação útil para o consumidor que pretende saber mais sobre as várias opções existentes na instalação dos painéis solares e como fazer a melhor comparação entre as várias soluções existentes no mercado.

 

O que é necessário adquirir?

No planeamento de uma instalação fotovoltaica, devemos contabilizar a aquisição dos painéis solares, de inversores, da infraestrutura de suporte e dos serviços de instalação.

Os painéis fotovoltaicos para além de produzirem uma boa parte da energia necessária para uso imediato na habitação, podem ainda armazenar em baterias para utilizar mais tarde. No entanto, dado que o preço das baterias ainda permanece elevado, não é ainda habitual contemplar a instalação de baterias.

 

Que tipo de painéis usar?

Existem vários tipos de painéis fotovoltaicos, em termos de tecnologia, de dimensões e de potência.

Em projetos solares de autoconsumo os tipos de painéis atualmente mais utilizados, são os painéis policristalinos. Estes possuem cristais de menores dimensões de silício policristalino, com custos de produção inferiores, face aos painéis com cristais de silício monocristalino, o que se reflete no preço final.

Em termos de potência, a maioria dos fornecedores propõe combinações de painéis com potências entre os 250 W e os 450 W, que pelo seu preço e dimensões, os tornam ideais para o tipo de instalações solares de autoconsumo, nos telhados e terraços mais comuns.

Consoante o modelo e o fabricante, os painéis podem ser mais ou menos eficientes na transformação de energia solar em elétrica. Entre preços similares é sempre preferível optar pelos painéis que apresentam melhor eficiência (os valores habituais de eficiência para painéis policristalinos andam ligeiramente acima dos 17%).

Saiba que no simulador do Payper pode ter acesso a informação detalhada sobre as várias soluções propostas pelos fornecedores, nomeadamente conhecer a potência, eficiência, dimensões e peso dos painéis solares, bem como qual o modelo de inversor proposto e tipo de infraestrutura incluída para a instalação.

 

Que tipo de inversor usar?

A eletricidade produzida pelos painéis solares gera uma corrente contínua que não é compatível com os equipamentos elétricos usados nas habitações. Para ser consumida, esta energia tem de ser convertida para a corrente alternada através de um inversor.

Existem inversores de pequenas dimensões, denominados de microinversores, muito básicos e adequados para cenários com potência muito pequenas, de fixação direta junto aos painéis solares, no exterior.

Geralmente, para potências superiores a 500W, tornam-se mais competitivos inversores mais completos, com instalação no interior da habitação. Consoante a potência global dos painéis a instalar, existem vários modelos, com diversas opções disponíveis: contemplando ou não a instalação futura de baterias, possibilitando o acesso remoto para monitorização online, etc.

 

 

Como dimensionar?

Na maioria das habitações em Portugal existe um consumo permanente ao longo de todo o dia, associado a equipamentos como frigoríficos e arcas congeladoras, e um consumo de energia mais acentuado ao início e final do dia.

Para este cenário, deve optar-se por um sistema solar de pequena dimensão, essencialmente para fazer face aos consumos permanentes. Quando existe uma ocupação diurna importante, torna-se interessante optar por soluções com potências superiores.

O Payper permite fazer, de modo automático e gratuito, o dimensionamento muito preciso da potência solar mais adequada para cada instalação, a partir dos dados de consumo e da sua distribuição pelos diferentes períodos tarifários, de modo a maximizar o autoconsumo.


Pode aceder aqui ao Payper e basta selecionar, no menu de “Eficiência Solar”, a opção “painel solar”. O Payper irá apresentar a potência mínima recomendada, podendo o cliente selecionar a potência que considera mais adequada.

Com os incentivos atualmente em vigor, muitas vezes é preferível aproveitar e instalar um pouco mais de capacidade, acautelando já o crescimento futuro no consumo de eletricidade e usufruindo dos incentivos atuais com prazos curtos de retorno de investimento.

A breve prazo, prevemos que o Payper venha também a incluir modalidades para venda dos excedentes de energia solar, no âmbito da legislação sobre autoconsumo, possibilitando deste modo uma redução adicional do retorno de investimento.


Onde e como instalar?

Os painéis solares podem ser instalados em terrenos contínuos, em terraços, ou em telhados, com uma boa exposição solar, sem sombreamento, preferencialmente orientados a sul, de modo a maximizar a produção fotovoltaica.

Quando instalados num terreno, os painéis deverão ficar instalados a uma altura do solo adequada eu impeça qualquer contacto direto com mato ou vegetação, para impedir riscos de incêndio.

Uma potência instalada até 350 W não está sujeita a qualquer controlo prévio e a instalação pode ser feita, se o consumidor assim o pretender, sem recorrer a um profissional.

As soluções entre 350 W e 30 kW necessitam apenas de efetuar uma comunicação prévia à Direção Geral de Energia e Geologia, sendo a instalação obrigatoriamente executada por técnicos especializados.

Neste caso, o técnico responsável, deverá assegurar que todos os equipamentos a instalar estão certificados e que a unidade de produção se encontra isenta de controlo prévio ou devidamente registada ou licenciada, nos termos da legislação de autoconsumo em vigor.

Com a alteração da legislação em 2014 e em 2019, a instalação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo é uma solução a considerar. Da mesma forma, o autoconsumo coletivo e as Comunidades de Energias Renováveis são agora uma possibilidade.

 

Custos de manutenção

Os sistemas solares fotovoltaicos são praticamente livres de manutenção, à parte da limpeza da superfície dos painéis, para retirar as impurezas que aí se possam depositar. Deverá efetuar a remoção de folhas e pequenos lixos soprados pelo vento que se possam acumular na parte inferior dos painéis.
Alguns sistemas mais avançados permitem monitorizar a produção e enviar alertas automáticos, em caso de uma possível anomalia.

 

 


Quanto custa?

Um sistema para autoconsumo, constituído por painéis, inversor e a estrutura de montagem para telhado, pode custar a partir de € 500, para uma potência de 500 W, ou exceder os € 1 500 para uma de 1 500 W, acrescendo os custos de instalação.

Existem centenas de empresas especializadas em Portugal que instalam e fornecem unidades de produção solar, em habitações e empresas. Adicionalmente
Nas ofertas de comercializadores de energia, o fornecimento de painéis solares está geralmente associado à subscrição obrigatória de tarifários específicos, com prazos de fidelização por vezes associados ao pagamento de mensalidades ao longo de vários anos.

Os preços variam muito de acordo com o fornecedor selecionado e a configuração escolhida e a escolha pode ser complexa, obrigando a consultar e comparar ofertas dispares de vários fornecedores.
O Payper, através do seu comparador de fornecedores solares, permite fazer uma simulação da configuração mais adequada, aceder de imediato a orçamentos indicativos.

Desta forma, poderá estimar a poupança decorrente da instalação de painéis fotovoltaicos, bem como o tempo de recuperação deste investimento com e sem apoios do Fundo Ambiental. Caso esteja interessado em avançar com a instalação de painéis fotovoltaicos, poderá solicitar cotações finais aos fornecedores.
Pode aceder aqui ao Payper e após autenticação, basta selecionar, no menu de “Eficiência Solar”, a opção “painel solar”. O Payper apresentar em função da potência selecionada para instalação e das caraterísticas da sua instalação, uma lista ascendente ordenada por preço, dos múltiplos fornecedores de infraestrutura solar.
Com base nesta lista, pode analisar em detalhe as especificações técnicas propostas e solicitar cotação aos fornecedores que considere mais adequados.

 

 compare já